Translate

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

A sociedade contemporânea e o espaço geográfco

Uma analise sobre a sociedade contemporânea: relaçoes dessa sociedade e o espaço geográfico



 As grandes transformações mundiais, tem seu ápice de desenvolvimento, a partir do seculo XX, especialmente, apos as décadas de 1960 e 1970. O avanço técnico, informacional e cientifico, pode ser considerado um dos pontos  principais, que culminaram com a maioria das grandes transformações globais; tanto no espaço, como na relação que a sociedade vê e usa esse espaço; além da própria relação social do homem com o próprio homem.
Essas relações sociais tornaram-se bastante dinâmicas e rápidas, para que possa atender as necessidades desse novo mundo Globalizado; o mundo se torna um "espaço menor" fazendo com isso que seja exigido muito mais do ser humano, e também do próprio espaço, do ambiente. O espaço é visto e considerado apenas como meio para a produção do capital.
Essa sociedade atual é fundamentada, com bases sólidas, na produção e acumulação monetária, capital. A grande maioria das vezes a relação do capital com a política, fica difícil compreender quem atende as necessidades de qual. 
Surge também na atualidade uma grande preocupação com as questões ambientais, natureza. Essa preocupação surge a partir da observação do estado de destruição e degradação que a natureza se encontra, destruição essa provocada majoritariamente por conta dos meios de produção e também o desenvolvimento de grandes centro urbanos sem planejamento adequado.


Os aspectos culturais também despertam grandes debates na atualidade, e não fica fora da Geografia, pode-se dizer que houve uma desvalorização cultural, em especial de certas culturas especificas; e hoje em dia buscamos fazer o resgate de elementos culturais, alguns à muito tempo perdidos, aspectos culturais importantes foram colocados em segundo plano, durante o processo de Globalização. Resgatar e valorizar a cultura de um povo tem sido algo, muito bem visto; e tem melhorado muito as relações sociais com as chamadas minorias, e isso tem levantado muitas reflexões a respeito.
No mundo contemporâneo podemos considerar as transformações de ordem social e espacial, fundamentadas nos elementos que a constituem e na própria, Globalização, que vem transformando, criando e rearticulando os espaços, tanto do ponto de vista humano, quanto do ponto de vista espacial propriamente dito; as relações do território ou a ausência deste, o espaço vivido,  o espaço e as relações de afetividade; as transformações da paisagem, o espaço e as relações sociais.
Dinamismo, transformação, criação, meios de produção em larga escala e busca pela valorização cultural e inter pessoais, são elementos chaves para compreender a sociedade atual, e como base primordial a preocupação com o ambiente natural e urbano, tendo em vista que um reflete o outro.


Autor: Leonardo Coimbra de Melo






Nenhum comentário:

Postar um comentário